29/11/2023
Soluções inovadoras para as áreas de vendas, descarte de resíduos e gestão de dados foram o destaque do programa Capital Empreendedor 2023. Três startups, entre 73, foram premiadas após avaliação dos mentores nos quesitos “Negócio Destaque”, “Empreendedor Destaque” e “Empresa Mais Atraente”. São elas, respectivamente: GRPRO, de Minas Gerais; Caçambas On-line, do Paraná; e DataforAll, de Santa Catarina.
“O Capital Empreendedor foi um salto de maturidade muito grande no que se refere à governança e métricas ao logo desses sete meses. Somos muito gratos ao Sebrae, porque agora estamos mais próximos de conquistar investimento”, disse Rafael Tavora, da Caçambas.
Para Tatiane Bertoni, CEO do DataforAll, o Capital Empreendedor proporcionou “um ciclo maravilhoso de muito crescimento”. Ao lado do marido e CTO da empresa, Caio Pascoal, ela criou a empresa há dois anos, com foco em análise de dados escalável, com previsibilidade de investimentos, segurança e governança, a partir da integração de informações e uso de inteligência artificial. “O Capital Empreendedor foi uma mudança de chave em nossa jornada. Nos fez entender melhor o negócio e a nós como empreendedores”, acrescentou Pascoal.
Desde o início do programa, em 2018, foram contabilizados R$ 324 milhões investidos em 280 startups de todo o Brasil. Em 2023, 1.081 empreendedores se inscreveram para a mentoria, mas apenas 73 foram selecionados.
Na etapa final desta edição, o ambiente de negócios tomou conta do espaço de convenções do hotel na capital paulista onde, ao longo de dois dias, empreendedores puderam aprender mais sobre mercado e como angariar investimentos.
No último dia, empreendedores tiveram a oportunidade de conversar por cerca de meia hora com investidores para apresentarem o seu negócio no intuito de atrair capital para impulsioná-lo.
"Cruzamos a tese de investimento do investidor com a da startup, fazendo o ‘match’ e facilitando o encontro entre empreendedores do Norte do país, por exemplo, com investidores do Sudeste.
Maria Auxiliadora Umbelino, analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional."
O foco dessa etapa, detalhou Auxiliadora, foi a abertura de relacionamentos comerciais promissores, já que a concretização de um investimento envolve negociações que podem levar semanas ou até meses para se realizar de fato.
Mas é certo que acontecem. Exemplo disso é a Ventiur Smart Capital, aceleradora e investidora de startups com sede no Rio Grande do Sul, que participa do programa desde a primeira edição, e que já apostou em mais de 20 empresas ao longo do período, totalizando R$ 7 milhões investidos.
“O Capital Empreendedor é fonte de prospecção de bons empreendedores”, afirmou Sandro Cortezia, CEO e fundador da Ventiur.
Fonte: Agência Sebrae